quinta-feira, 9 de abril de 2009

O CALVÁRIO - JAMES E. TALMAGE

Image and video hosting by TinyPic







O Calvário


Élder James E. Talmage



“Deixa-nos a impressão de que, além do terrível sofrimento caracterís- tico da crucificação, a agonia do Getsêmani havia voltado, intensificada além da capacidade humana de supor- tar. Naquela hora mais pungente, o Cristo agonizante estava só, da maneira mais terrivelmente real. A fim de que o supremo sacrifício do Filho pudesse consumar-se em toda a Sua plenitude, o Pai parece ter retirado o apoio de Sua presença imediata, dei- xando ao Salvador dos homens a gló- ria da completa vitória sobre as forças do pecado e da morte. (. . .)


O período de abatimento, a sensação de total abandono logo passou, e as exigências do corpo se reafirmaram. A sede exasperante, que constituía uma das piores ago- nias da crucificação, arrancou dos lábios do Salvador Sua única expres- são registrada denotando sofrimento físico: ‘Tenho sede’ [João 19:28], disse Ele.


Um dos que estavam pró- ximos, se romano ou judeu, discí- pulo ou incrédulo não sabemos, rapidamente embebeu uma esponja numa vasilha de vinagre que ali havia, e prendendo-a à extremidade de uma cana, ou haste de hissopo, levou-a aos lábios febris do Senhor (. . .).


Percebendo plenamente que não estava mais abandonado, mas que Seu sacrifício expiatório havia sido aceito pelo Pai, e que Sua missão na carne havia sido levada a uma gloriosa con- sumação, exclamou num alto brado de triunfo santo: ‘Está consumado’ [João 19:30]. Com reverência, resigna ção e alívio, dirigiu-Se ao Pai, dizendo ‘Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito’ [Lucas 23:46]. Curvou a cabeça e voluntariamente entregou Sua vida. Jesus, o Cristo estava morto. Sua vida não Lhe havia sido tirada, senão quando Ele próprio o havia permitido. Por mais doce e bem- vindo que pudesse ter sido o alívio da morte, em qualquer dos estágios anteriores de Seu sofrimento desde o Getsêmani até à cruz, Ele havia vivido até que todas as coisas que Dele haviam sido requeridas fossem executadas”



(Jesus, o Cristo, pp. 638–639).

Um comentário:

Anônimo disse...

HI, I just joined this community. I m from romania. I like this forum.......hope to learn lot of things here ;-)





---------------------------------------------
http://www.beatonlinepokers.com